quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Evolução dos navegadores... de novo

No começo de 2008 ouvi o burburinho sobre o navegador do Google, o Chrome. Baixei para experimentar. Minha primeira impressão foi: é a mistura do Opera com o Firefox. Visual clean, alguns recursos de customização, mas fora o rápido engine de javascript, o resto era MUITO imaturo ainda. Faltavam muitos recursos para poder ser considerado um browser do mainstream, mas sendo do google, isso era apenas uma questão de tempo. Abandonei ele até agora. Testei a poucos dias a versão 5 do Chrome. Muito melhor. Mas créditos não só ao google, mas também ao pessoal do Webkit.

Esse mercado de browser eu acompanho, ainda que não tão de perto, bastante, assim como os padrões da web. E isso me surpreende bastante. Tanto pela inovação das partes, quanto pela velocidade das mudanças.

Abertamente, Opera, Firefox, Safari e Chrome trazem a cada release novidades interessantes. O Opera com o layout clean e recursos embutidos, o Safari com o anti-aliasing das fontes, o Firefox e o Chrome dispensam maiores apresentações. Uma mudança que me chamou muito a atenção foi o Opera e o Webkit (Chrome e Safari) embutirem ferramentas para desenvolvedores, no melhor estilo Firebug. Certamente eles focaram o mercado de quem leva a web a sério. Gostei.

Mas o que mais me chama a atenção é a velocidade das releases (e a adoção dos novos padrões, HTML 5, CSS 3, novas APIs de Javascript). De 2008 pra cá, o Opera saiu da versão 8 para a versão 10. O Chrome, saiu da versão 1 para a versão 5, o Firefox, da 2.5 para a 3.6. Todos eles implementam atualizações menores com uma frequencia praticamente mensal, e pelo menos duas atualizações significativas por ano.

Já o nosso amigo Internet Explorer está tentando dar adeus à versão 6, que já existe há 10 anos (e conta com o "apoio" do Google que declarou o fim do suporte para a problemática e custosa versão do IE.). A versão 7 e a versão 8 dividem o mercado, e estão bem atrás da concorrência em termos de inovações tecnológicas. O IE domina o mercado, mas já sente a pressão, principalmente porque quem usa mais do que orkut e MSN na internet, tende a procurar um navegador com mais recursos. Isso mostra que esse público, que é economicamente interessante, já percebe a falta de qualidade e de opções das versões atuais do internet explorer, e a falta de atualizações por parte da MS para o IE é um problema, que a Microsoft vem trabalhando sério, mas ainda falta o ritmo dos concorrentes.

Para ser sincero, gostei de todas as iniciativas de todas as partes. Na busca de trazer resultados para os grupos que realmente importam no fim das contas: os usuários e os desenvolvedores. E o fiel da balança, o Internet Explorer, já mostra sinais de que tende a rumar para o mesmo caminho, lentamente como sempre, mas já tomou um norte e em questão de 4 ou 5 anos, creio que o cenário estará ainda melhor.

----------- keepReading

Nenhum comentário:

Postar um comentário