terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Destrinchando

Tem algumas ferramentas que são indispensáveis para um webmaster. Não estou falando de editores WYSIWYG, ou criadores de animação. Estou falando de add-ons do Mozilla Firefox e serviços web-based como o google analytics. Resolvi conhecer o google analytics faz pouco tempo, depois de ler uma matéria no site Info Western.

Realmente ele é uma ferramenta e tanto para webmasters e seus clientes. Mas o galho foi que percebi que muitas informações não apareciam direito. Faltava muita informação nos gráficos (as legendas!).

Aí descobri qual era o galho: o plugin do flash player.

Eu tinha a versão 7 do plugin instalada, e a atual recomendação é que se instalasse o 9, que além de corrigir muitos erros, era mais seguro.

Alright, download, instalação... e nada. E ao digitar "about:plugins" na barra de endereços do Firefox, vi que as duas versões estavam instaladas, a 7 (antiga) e a 9. Aí é onde a briga toda começa.

Apaguei os arquivos de /home//.mozilla/plugins/ e o arquivo /home//.mozilla/firefox/pluginreg.dat com o browser fechado e iniciei novamente o firefox.

De novo a versão estava lá. Apaga de novo, instala a versão 9. E a coisa volta.

Nada. Que raios. Dá-lhe google, mozillaZine, fóruns, página da Adobe.... FAQ's, blogs, technical reports, bug fixes.... E NADA.

Vasculhando... /etc/... nada, /home//... nada. Resolvi ler o arquivo mozver.dat mais uma vez com $cat mozver.dat

A saída era meio ilegível, mas num dos trechos deu para ler: /usr/lib/firefox/

Fui dar uma conferida neste diretório. E não é que a versão 7 estava instalada lá dentro do diretório plugins. Apaguei os dois arquivos, apaguei os arquivos dentro de .mozilla dentro do meu diretório. Reinstalei a versão 9 e aí... Deu certo!

Quanto sofrimento... mas vale a pena. Vale muito a pena. Conhecer melhor o Linux (e os sistemas UNIX-like em geral), e não abrir mão de um navegador como o firefox.

Té+
-----------
keepReading

Nenhum comentário:

Postar um comentário