sexta-feira, 27 de abril de 2007

Uma referência da linguagem C

Eu sempre gostei de referências completas. O problema sempre foi achá-las. E nos últimos dias procurei algo sobre linguagem C.

A idéia surgiu depois de eu ter lido um código-fonte cheio de includes. Me perguntei se era necessário tudo aquilo, e mais importante, quais funções são fornecidas por cada um dos header files.

Ao conferir os próprios arquivos, vi que apesar de bem documentados, eram numerosos e extensos demais. O que eu queria era apenas uma lista. Decidi criar algum algoritmo ou script que criasse essa lista para mim. No entanto, cada arquivo tem um formato interno diferente, o que dificultou (e ainda está dificultando no presente momento) meu trabalho.

Achei algumas referências na internet e gostaria de compartilhá-las, ainda que nenhuma delas me atenda por completo.

Site de Eric Huss

Site da GNU

O site da GNU é mais que um curso completo, porém não aborda todas as bibliotecas, a informação não está organizada da forma que eu queria (como no site de Eric Huss). O site de Eric Huss, por sua vez apresenta-se com uma organização mais agradável, porém a quantidade de informação é muito menor, assim como as bibliotecas abordadas.

Mas, enquanto estudo e crio uma solução (desejo criar um tarball de arquivos html ou xml), as referências acima dão conta da maioria das dúvidas.

PS: Se quiser entender o por quê da linguagem C, leia este texto de Eric S. Raymond.
-----------
keepReading

Um comentário:

  1. Oi cara, beleza?

    (comecei a escrever um post anteriormente mas acho que deu algum problema :( )


    Gostei muito do post.

    Quando comecei a me interessar por programação, fiz um curso de poucas horas com a Carolina (de http://anacarol.blog.br) ela trabalhava na Red Hat e manda brem pra caralho... e isso me incentivou mais ainda a começar a aprender..

    Digo pra quem esta lendo: vale a pena aprender C. Vale MUITO a pena. Mas tem que se interessar, estudar bastante.


    Abração - gostei muito do blog.

    ResponderExcluir