quarta-feira, 2 de junho de 2010

Open Source e o bug tracking

Fala pessoal,

nem preciso dizer que sou um entusiasta do movimento do software livre. Embora existam algumas divergências e tecnicismos sobre as definições e terminologias sobre o que é open source, o que é livre e etc... uma coisa é certa: o espírito de ajuda mútua em criar algo que beneficie quem usa os softwares.

E isso é feito de várias formas. Uma das bases desse mundo é a relatação de defeitos encontrados. É algo simples, eficaz e que muitas empresas privadas de desenvolvimento de software adotaram. Você está usando o programa e de repente ele trava, ou dá uma mensagem de erro. Bem, você então relata este erro aos desenvolvedores, assim eles podem investigar o que aconteceu, e trabalhar para a melhoria do produto. Desta forma todo mundo ganha.

Mas se tem algo que me deixa puto da vida é quando eu tenho um bug para reportar, depois de muita googlada, pesquisa, etc, e o serviço de bug tracking não responde de acordo, ou torna a tarefa de reportar um bug mis complicada do que deveria. É o que está acontecendo comigo neste exato momento.

Eu concordo que se deva oferecer ferramentas que automatizem a tarefa de juntar informações necessárias, ainda mais com usuários menos experientes, assim eles podem dar uma contribuição de qualidade, mesmo sem enteder muito do sistema.

Mas no caso eu poderia reportar um bug, com muita informação, e simplesmente não consigo. Processo complicado demais, lento demais, e instável demais (timeouts, internal errors..).

Fico chateado de ver isso, sinceramente. Pois é um gargalo a mais na hora de melhorar a qualidade do produto. E assim a comunidade se enfraquece.

----------- keepReading

Nenhum comentário:

Postar um comentário