domingo, 22 de fevereiro de 2009

Editores e mais editores - além do highlighting

Fala, pessoal.

Vira e mexe vejo disucussões sobre os editores e IDEs preferidos do pessoal. Muitos são incompreendidos, muitos são desconhecidos...

Bom aqui vão meus pitacos e dicas do que vale a pena dar uma olhada.

Começando pelos pesos-leve, os que vale a pena citar são:
Notepad++ (para windows, pode ser emulado via wine no Linux)
Facilidade para mudar o encoding do arquivo, suporte a várias linguagens, split (divisão) da tela, comparação de arquivos.

Kate (para KDE)
Suporte a muitas linguagens (muitas mesmo).

Bluefish
Vários recursos built-in (como por exemplo montar elementos HTML - tabelas e selectbox - em PHP baseado numa query, a partir de um click).

Agora os pesos-médio, mas graficamente espartanos... estou falando do VIM (gVIM) e do Emacs.

Ambos contam com muitos recursos, modos de edição diferentes, e permitem um tipo de integração com outros aplicativos e recursos tão grande que podem chegar a assustar à primeira vista - na verdade à primeira vista você não lhes dá um tostão, mas depois de usar por algum tempo você vê a genialidade e o poder trás dos mesmos.

E por fim, os editores parrudões.
Eclipse
Criado em Java, e visando a possibilidade de extensão ad infinitum, este é um dos editores mais usados hoje me dia. Atende a praticamente qualquer finalidade, e tem recursos excelentes - geralmente providos nas suas extensões específicas - como mapeamento de objetos, dicionário de função e previews em tempo real (compila e executa, ou conecta e executa...). O ponto fraco é o peso do mesmo, que facilmente enche 1 GB com seus recursos.

Quanta Plus
Suíte genial feita pra KDE. Em primeiro lugar é leve. Muito leve. E isso se deve por ele ser uma plataforma onde podem se agragar vários plugins (parecido com o Eclipse). Mas os plugins são componentes e aplicações do próprio KDE, e essa é a chave para a sua leveza. Em segundo lugar, ele tem recursos de editor para bater de frente com o Eclipse (ou quase, mas a diferença peso x funcionalidade compensa).

Não falarei sobre IDEs específicas como JavaBeans justamente por serem específicas demais.

Bom, é isso. Experimentem e opinem. Té mais.
-----------
keepReading

Nenhum comentário:

Postar um comentário