terça-feira, 14 de setembro de 2010

Web Semântica: HTML5 e Microformats

O que é Web Semântica?

No início da internet, tivemos o HTML para criar e marcar o conteúdo. Com ele, que é usado até hoje em todas as páginas existentes, é possível criar textos, links, inserir imagens e tabelas, formulários, e muito mais. Porém a classificação e o uso destes elementos permite apenas funcionalidade e não significado. Um link geralmente assume a forma de um texto ou imagem, que uma vez clicado leva a outra página, mas não diz o significado, a natureza dessa relação. Adicionar significado à relação dos elementos é a idéia principal por trás da semantica na web.

Por que é importante?

Para os usuários a diferença não é tão transparente ou mesmo útil no dia a dia. Pouca ou nenhuma funcionalidade nova é agregada para a intereção do usuário. Mas para os buscadores e indexadores, isso faz toda a diferença, e isso sim acaba afetando a qualidade da navegação dos usuários, além das relações comerciais (ou não) entre os próprios sites. Um exemplo seria procurar restaurantes, com determinada faixa de preço, com boa avaliação dos frequentadores, em determinada região. Outro exemplo seria procurar todos os artigos de um determinado autor que estão publicados sob determinada licensa de uso.

Hmm... será que isso pega?

Essa idéia é relativamente antiga. Nenhum buscador tinha esse tipo de tecnologia, por isso ninguém investia em desenvolver padrões ou criar sites com esses recursos. Hoje os buscadores (Yahoo!, Google, Bing entre outros) já tem suporte a ler e classificar essas informações. O que está em falta são sites que implementem esses recursos. Os que implementam certamente ganham destaque (e todos os grandes sites já implementaram ou estão implementando).

Não existe um único formato de se adicionar significado aos elementos. Dos padrões mais conhecidos temos o RDFa e os Microformats, com uma certa vantagem em maturidade e simplicidade para este último. Mas a semantica ganhou mais força junto com o suporte dos buscadores, e com o HTML5 (que é o grande preferido entre os buscadores agora).

Se faltam páginas com microformats, falta ainda mais páginas feitas em HTML5. E pra completar a história, o HTML5 já preve o uso de muitos microformats, entre outros mecanismos úteis para adicionar significado de uma forma ordenada.

#Comofas?

A semantica é adicionada através de atributos dos elementos. Os microformats usam geralmente o atributo class, mas também se valem em alguns casos dos atributos id e rel.

Como este post NÃO É um tutorial, por hora recomendo a leitura das especificações: HTML5 Metadata, HTML5 rel values, Microformats.

O único ponto de conflito que vejo entre microformats e HTML5 é o uso do atributo rel. O HTML5 define uma lista de possíveis valores que podem ser usados (e alguns valores sugeridos pelos Microformats não estão nesta lista). O jeito de contornar estes conflitos, mantendo consistência com a especificação do HTML5, seria adotar o mecanismo de metadados do próprio HTML5 para fazer essas marcações ao invés de usar os Microformats. No mais, geralmente os dois, Microformats e HTML5 são completamente compatíveis.

Conclusão

A web semântica é vista como tendência futura a muito tempo, e com o impulso dado pelos buscadores e pelo HTML5, espero que os desenvolvedores comecem a adotar o uso dos mesmos em breve.

----------- keepReading

Nenhum comentário:

Postar um comentário