sábado, 17 de julho de 2010

Standards e a praticidade

Antes de prosseguir com o texto, vou deixar uma coisa bem clara: sou um standardista, ou em outras palavras, acredito que seguir normas e padrões pré-definidos de uma tecnologia são o caminho mais correto e eficiente para garantir um bom produto.

Dito isto, explico o por que. Eu estou participando das listas de discussão do HTML 5 da WHATWG e da W3C. Para cada ponto a ser incluído na norma, existe muita discussão por gente que faz web. Será que vai ser útil mesmo? Existe algum conflito ou incompatibilidade grave sobre a proposição? Alguma brecha de segurança ou de interpretação? Tudo isso é discutido. Muito discutido. Assim, não tem como falar que padrões são besteira ou inúteis. Eles estão aí para ajudar.

Certo, estamos com o HTML 5 batendo à porta. Não só o HTML propriamente dito, mas todo um conjunto de novas tecnologias, tanto que HTML 5 já virou praticamente uma nova buzzword, um novo jargão, como Web 2.0, AJAX e Cloud Computing.

Temos novas tags, novos atributos, reformulação de muitas tags e atributos, integração com microformats... tudo isso só no HTML 5. Fora o CSS 3, as novas APIs de Javascript e do DOM (Document Object Model).

Enfim, tudo isto está aí, emergindo. Alguns desenvolvedores já estão de olho. Livros, video aulas, blogs... No mercado de navegadores, uma competição para saber quem vai suportar o que, quando e de que forma. E os buscadores também pressionando para poderem agregar essas novas tecnologias (que nunca e jamais substituirão o bom conteúdo!).

A hora de cair no HTML5 e outras novas tecnologias é agora?

Sim e não. Sim porque é a tendência, e quanto mais rápido nós desenvolvedores aprendermos, melhor. E não por uma questão técnica: suporte dos navegadores.

Não creio que valha a pena investir demais agora em recursos que são suportados por apenas um ou outro navegador cujas participações no mercado de browsers é mínima. As tão faladas tags <video> e <audio>, transformações em CSS, e WebSockets ainda não são nada viáveis ou muito mal suportadas.

Assim, do meu ponto de vista, faz sentido deixar alguns recursos de lado por enquanto, pelo menos os que são mal suportados pelos principais navegadores, ou que exigem alguma espécie de gambiarra para funcionar direito, até que o suporte entre os principais navegadores seja bom.

Até mais.

----------- keepReading

Nenhum comentário:

Postar um comentário